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  • Foto do escritorFLÁVIA FREITAS ARQUITETURA

Modernização do consumo: Experiência entre o Físico e o Virtual.

Construindo conexões duradouras para o sucesso do seu negócio no varejo.
Novo perfil de consumidor
 

As Novas Práticas de Consumo

A experiência do cliente é um fator essencial para o sucesso de qualquer negócio. Ela abrange a percepção global do produto ou serviço, formada por todas as interações ocorridas ao longo do ciclo de vida do cliente. Quando uma loja estabelece um vínculo emocional com o consumidor, consegue construir a fidelidade desse cliente e, ao mesmo tempo, aumentar sua lucratividade.

Imagine entrar em uma loja de cosméticos e encontrar espaços bem setorizados, expositores dispostos de forma coerente com as necessidades dos clientes e produtos adequados para cada um. Além disso, há um ponto sensorial onde é possível experimentar os diversos produtos oferecidos, facilitando a decisão de compra. Essa é uma experiência positiva que cria um forte elo entre o consumidor e a marca.


A Importância de Conhecer o Público-Alvo

Para criar essa conexão profunda com o cliente, investir tempo e recursos para entender quem é o público-alvo é essencial. Compreender seus hábitos, necessidades reais e expectativas ao enfrentar um momento de compra permite criar estratégias de marketing mais eficazes e oferecer produtos ou serviços adequados, que estejam também alinhados com o conceito e a essência da marca. Essa abordagem centrada no cliente tende a aumentar a fidelidade à marca, gerar recomendações positivas e potencializar o crescimento do negócio a longo prazo.


Adequação às Novas Práticas de Consumo

Interação com a marca

O avanço na maneira de consumir tem sido impulsionado pela tecnologia e pela competitividade do mercado, e o consumidor está cada vez mais em busca de experiências significativas. Além disso, dados de pesquisa efetuada pela Octadesk em parceria com Opnion Box mostram que a preferência pelo consumo online é crescente. Com essa nova demanda, constantemente ouvimos o questionamento: "Ainda vale a pena investir no espaço físico, se a tendência é que aumente ainda mais o consumo online?" Porém, a relevância da loja física é potencializada na era digital quando alinhada à estratégia geral da marca. Para que isso ocorra, o ponto de venda precisa ser reinventado para ser mais do que apenas um local de compra. O novo consumidor busca experiências marcantes, e os antigos PDVs devem ser transformados em PDEs - Pontos de Experiência.


A Sinergia entre o Consumo Virtual e a Loja Física

Interação com a marca

Nesse contexto, a Inteligência Artificial, através de totens interativos, se torna uma excelente ferramenta de integração entre o espaço físico e o digital, proporcionando uma experiência única ao público-alvo e destacando a marca. Um exemplo inspirador é a inauguração da primeira loja física de roupas da Amazon no shopping The Americana at Brand, em Los Angeles (EUA). Com proposta de interação entre o digital e o cliente, essa loja proporciona uma experiência de compra memorável, alinhada às novas demandas do varejo.


Outra estratégia fundamental para marcas que visam o sucesso e a sinergia entre o online e o ponto de experiência é explorar os 5 sentidos: audição, olfato, visão, tato e paladar, de forma que converse com a persona da marca. Isso cria uma atração e conexão verdadeiras com o cliente, visando encantá-lo e fidelizá-lo de forma eficiente, o que aumenta a conversão das vendas.


Conclusão

Todas as observações e estratégias mencionadas têm o objetivo de tornar a marca verdadeiramente relevante para o consumidor que a procura, diferenciando-a das demais. Em um mercado cada vez mais exigente, conhecer o cliente e proporcionar a melhor experiência dentro da loja física, aliada às ferramentas tecnológicas, é essencial para o crescimento sustentável e a prosperidade do negócio, visto que um forte vínculo entre marca e consumidor gera fidelidade, novos clientes e consumo recorrente.


Para obter mais conteúdos que contribuam com a evolução da sua marca, recomendamos a leitura de nossas postagens anteriores. Além disso, você também pode agendar uma conversa com nossa equipe para compreender como podemos auxiliar na modernização do seu ponto de venda, alinhando-o ao novo cenário de consumo. Clique aqui e entre em contato conosco. Será um enorme prazer ajudá-lo.






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